Dica – Atribuir Variáveis no V3 (VisuAlg 3.0)

O V3 (VisuAlg 3.0) possui duas formas para atribuir valor à uma variável:
usando o dois pontos e com o igual “:= (estilo Pascal)”
e também o menor que com o menos “<- (estilo portugol)”
exemplo :
X := 10 ou X <- 10
Assim estou dizendo ao VisuAlg que a variável de nome X receberá o valor literal 10 (dez)
Samuel V. B.
13 de novembro de 2017 em 11:10Gostaria de saber se posso atribuir todos os valores de um vetor em apenas um comando, por exemplo:
vet: vetor [1..12] de rea
vet <- vet(1, 1, 1, 1, 1, 1, 1, 1, 1, 2, 5)
Renan Borgheti
26 de fevereiro de 2019 em 03:19Não estou conseguindo fazer a atribuição para variáveis ou constantes do tipo Real com valores decimais. Estou utilizando a versão 3.0.7.0
Mesmo utilizando a sintaxe indicada no manual, ocorre erro ao tentar executar a linha em que faço a atribuição. Ex:
Algoritmo “primeiro algoritmo”
const
// seção de declarações das constantes
var
x: real
inicio
x := 2.5 // ERRO OCORRE AQUI, MESMO UTILIZANDO -<
escreva (x)
fimalgoritmo
Dessa forma, não estou conseguindo passar para os meus alunos, nada que envolva valores reais com decimais.
Agradeço se for respondido
Professor Antônio
16 de abril de 2020 em 14:20Estranho, me mande um e-mail para professor.antonio.nicolodi@gmail.com com a imagem (printscreen) da tela e com o seu código também se possível, pois eu testei aqui e está funcionando muito bem
Var
// Seção de Declarações das variáveis
x : real
Inicio
// Seção de Comandos, procedimento, funções, operadores, etc…
x := 2.5
escreval(x)
//…
Fimalgoritmo