Close

Conheça o Professor Antônio

O criador da versão 3.0 do VisualG

O professor

O Professor Antonio é um dos criadores do Português Estruturado (portugol) junto com o professor Antonio Manso, lançado em 1986, conforme o site WIKIPEDIA 

Acessar WIKIPEDIA

Entrevista ao Portal TV Gaspar

Entrevista a TV Gaspar

Antônio Carlos Nicolodi aprimorou o programa para auxiliar os alunos a aprender a programar. A versão 3.0 do Visualg está disponível em vários sites para downloads, entre eles o Baixaki e o SourceForge.

A TV Gaspar

A TV Gaspar é um projeto de mídia eletrônica, que vem para somar aos meios de comunicação já existentes no município de Gaspar – SC. Foi criada e é dirigida por Raul Neves, atualmente empresário no ramo de produção audiovisual, mas com uma experiência profissional de mais de 20 anos, com passagens pela RBS e FURB TV, como repórter cinematográfico e editor; além da prestação de serviços para TV Galega e várias outras emissoras da região.

TV Gaspar no Youtube

Entrevista ao Jornal Metas

De Gaspar para a rede mundial

Jornal Metas em 11/set/15
Um caso de sucesso

Quando recebeu do colega de profissão, Cláudio Morgado de Souza, o acesso ao código-fonte – a linguagem de programação – do Visualg, o programador, analista de sistemas e professor universitário de informática, Antônio Carlos Nicolodi, de 52 anos, admite jamais ter imaginado a repercussão mundial que daria a versão do aplicativo atualizada por ele e lançada em junho deste ano. Na última quarta-feira (9), enquanto dava essa entrevista, os sites que hospedam o Visualg 3.0 somavam mais de 1,5 milhão de downloads – somente no Baixaki eram 1 milhão e 70 mil acessos. “Sinceramente, imaginei no máximo 5 mil downloads”, revela…

Acessar o Jornal Metas

Entrevista ao Portal do IFSC

O Instituto Federal de Santa Catarina falou sobre o VisualG 3.0 em 08 de Julho de 2015

O Programa Visualg 3.0

Observando a dificuldade dos estudantes de Computação em entender programação, o ex-aluno do Campus Gaspar e professor universitário, Antônio Carlos Nicolodi, criou o Visualg 3.0, um software, gratuito, que permite ao usuário acompanhar, passo a passo, o processo de criação de aplicativos para computadores e outros dispositivos eletrônicos, como celulares ou tablets. O sucesso do programa foi tanto que já chegou a mais de 1 milhão de downloads somente no Baixaki

O Professor Antônio

Antônio começou a trabalhar com informática e programação ainda na década de 80, quando o Vale do Itajaí começava a despontar na área. Ex-aluno do curso técnico em Informática para Internet do Câmpus Gaspar do IFSC, agora já está formado e pós-graduado em informática e é professor de lógica e programação na escola estadual do Cedup (Colégio Herman Hering), além de outras instituições privadas de ensino em Blumenau.

Veja a entrevista

Você pode ver a entrevista completa clicando no link a seguir.

Ir ao portal do IFSC

Câmara de Vereadores de Gaspar

Saiu no Jornal Cruzeiro do Vale de 27/10/2015

Jornal Cruzeiro do Vale

Como toda última sessão do mês na Câmara de Vereadores de Gaspar, aconteceu na terça-feira, dia 27 de outubro de 2015, a entrega de homenagens a personalidades e empresas importantes em Gaspar ao longo do mês. Em outubro, foram entregues seis moções honrosas.

Em destaque o VisualG

Professor Antônio foi homenageado pelo vereador José Hilário Melato pelo desenvolvimento de um programa que permite que programadores trabalhem com códigos em português. É o VisualG alcançando projeções inimagináveis

Acesse o site do Jornal

Conheça os seis homenageados, entre eles o Professor Antônio, criador da Versão 3.0 do VisualG.

Jornal Cruzeiro do Vale

Curriculum Lattes

O professor Antônio Carlos Nicolodi atua em Informática desde a década de 80

Perfil Acadêmico e Profissional

Professor de Linguagens de Programação em “Delphi e C” e de Lógica de Programação, o professor Antônio é técnico em informática pelo IFSC, formado em Informática e Pós-Graduado pela Uniasselvi-fameblu. Profissionalmente também está na área de informática desde o inicio de 1980 até os dias de hoje, onde já ministrou diversos cursos, além de ter desenvolvido vários (softwares) sistemas (Contabilidade, ERP, Jogos, Etc) nas seguintes Linguagens de Programação: Assembly, C, C++, Basic,Pascal, Cobol, Clipper,Dataflex, Java, Python, PHP, Javascript, Visual Basic, Delphi 7 e XE, etc. Atualmente está lecionando para o Grupo UNIASSELVI e no CEDUP (Hermann Hering) em Blumenau / SC.

Ver Currículum Lattes